MKT Esportivo

O Marketing Esportivo é uma variação do Marketing Promocional. Ele envolve as atividades normais de marketing de uma empresa de bens ou serviço, mas utilizando o esporte como elemento de promoção. O seu principal atrativo, é que o sucesso obtido pelo evento esportivo ou atleta é transferido para o patrocinador, e isso proporciona retorno institucional e em vendas. O marketing esportivo traz benefícios como exposição da marca na imprensa e demais mídias, aumento do reconhecimento, simpatia junto ao público e a mídia, além de rejuvenescer a imagem da empresa, entre outros.

Utilizado de forma precisa, o Marketing Esportivo agrega força à marca ou à empresa por meio do simbolismo com os valores do esporte, como competitividade, superação, audácia, perseverança, trabalho em equipe e liderança, inerentes também ao sucesso na vida corporativa e às características de cada corporação. Os ganhos são incalculáveis, pois envolvem a imprensa como veículo, a propaganda como negócio, e a construção da logomarca de um produto que se torna cada vez mais aceito socialmente.



Principais objetivos:

  • Fortalecimento da marca, da imagem e/ou produtos, através dos simbolismos e ídolos do esporte. Criam-se vínculos entre a marca e seus clientes, tornando-os leais multiplicadores do marketing boca a boca (B2B) da empresa, na medida em que estes estabelecem laços emocionais de orgulho e satisfação com a marca;
  • Desenvolver estratégias e táticas promocionais juntamente ao patrocinado, ou mesmo captar informações que possam ser posteriormente empregadas em campanhas publicitárias convencionais (exomarketing);
  • Planejar o uso da mídia para obter retorno espontâneo fortalecendo o papel da Assessoria de Imprensa do patrocinador, incentivando a produção de material publicitário, fotografia, agendamento de entrevistas com o patrocinado e sua equipe, garantindo assim uma geração de mídia espontânea a serem utilizadas em sites, revistas, jornais e televisão;
  • Motivar a equipe de colaboradores/distribuidores/fornecedores da empresa (endomarketing), haja vista o simbolismo ligado ao esporte e seus ídolos;
  • Regionalização da mídia atingindo públicos específicos, uma das forças do marketing esportivo como publicidade alternativa, de custos muito inferiores aos elevados valores da propaganda convencional;
  • Abrir e conquistar novos mercados, de maneira que o público seja cativado através do prévio contato com a marca, criando uma imagem simpática desta instituição ligada ao esporte;
  • Regionalização da mídia atingindo públicos específicos. Torna mais eficiente o marketing promocional da empresa, atingindo o público regional com maior impacto do que nas campanhas mais amplas que devem abordar diferentes níveis da platéia.
  • Realizar convite a empresários e clientes locais para conhecer a estrutura da organização, equipes , carros e assistir às provas, utilizando o ambiente esportivo como forma envolvente de estabelecer parcerias e negócios;
  • Aparições na televisão, revistas, jornais e sites.
  • Vendas, através do encaminhamento dos clientes aos canais de distribuição da empresa;
  • Distribuição de brindes para os novos clientes que fizerem contato através do evento;
  • Distribuição de material publicitário nos autódromos ou na sua redondeza;